É só andar um pouco pelos principais pontos da cidade para notar e observar as diferentes fachadas das edificações. Muitas se destacam pela sua beleza, outras pela falta de manutenção. Quando menos se espera, uma, duas e várias fachadas com o mesmo problema: Cerâmicas caindo. As fachadas são as faces de uma edificação, são elas que dão a primeira impressão e chamam a atenção de futuros inquilinos, e quando não recebem as devidas manutenções, podem ocasionar vários problemas.
Por que as cerâmicas caem?
Há alguns fatores que influenciam para que as cerâmicas caiam, dentre eles:
- Falhas de execução;
- Materiais de baixa qualidade;
- Falta de aderência da argamassa colante com o substrato;
- Fatores naturais como sol, chuva e vento;
- Ausência de manutenções preventivas;
- Infiltrações;
- Ausência de juntas de dilatação na fachada.
Todos os problemas citados e pontuados possuem influência para que a queda, ou o desplacamento cerâmico, aconteça.
Consequências & Soluções
A queda do revestimento cerâmico pode influenciar não apenas na fachada, como também expor ao risco moradores, ocasionar danos materiais, prejudicar outras edificações ao redor, atingir pedestres e comprometer a qualidade de moradia dos moradores. Uma fachada exposta pode estar propensa a chuvas e infiltrações, refletindo internamente as consequências, através de mofo, bolores e fungos para os apartamentos.
É inquestionável que a queda de cerâmicas é preocupante, principalmente quando falamos de segurança. Apesar disso, a queda de cerâmicas pode e deve ser solucionada através do serviço de Manutenção de Fachadas. As manutenções nas fachadas podem ser realizadas através de dois serviços:
- Revitalização: No serviço de revitalização atuamos pontualmente na fachada. Realizamos o ensaio a percussão, identificação das cerâmicas “ocas” que estão prestes a cair, lavagem para remoção das sujidades, manutenção das juntas de dilatação, troca do rejunte e substituição pontual das cerâmicas.
- Retrofit: No serviço de Retrofit atuamos totalmente na fachada. Removemos todo o revestimento cerâmico, tratamos o substrato e realizamos o novo revestimento cerâmico.
A escolha entre os dois serviços deverá ser analisada pelo condomínio ou, mais indicado, através de laudo técnico. Ambos os serviços proporcionam mais saúde para a fachada e mais segurança para todos.